Página Inicial
Apanhado Histórico
Organograma
Administração Acadêmica
(Órgão e Pessoal)
Cursos de Graduação
Modelo Educacional
Legislação
Textos e Apresentações
Catálogo de Graduação
Calendário de Graduação
 
CriaÇÃo do Instituto TecnolÓgico de AeronÁutica - ITA
 

"É tempo, talvez, de se instalar uma escola de verdade em um campo adequado. Não é difícil encontrá-lo no Brasil. Nós possuímos para isso excelentes regiões, planas e extensas, favorecidas por ótimas condições atmosféricas...".

... os alunos precisam dormir próximo à escola, ainda que, para isso, seja necessário fazer instalações adequadas...

...margeando a linha da Central do Brasil, especialmente nas imediações de Mogi das Cruzes, avistam-se campos que me parecem bons..."

Palavras escritas por Santos-Dumont  em 1918

 
a histÓria real...

São José dos Campos já vinha experimentando a presença do CTA desde meados de abril de 1944, quando então, oficiais do Ministério da Aeronáutica estiveram na cidade inspecionando o Campo de Aviação local, para verificar a possibilidade de nele se instalar. O ofício nº 44/0285 da prefeitura de São José dos Campos, relata a importância do empreendimento, considerado no gênero, o maior da América do Sul e o 3º do Mundo e a extraordinária influência que terá mesmo como fator de desenvolvimento e progresso para a região em que for localizado.

Em maio de 1945, o Tenente-Coronel Miguel Lampert, na condição de Chefe da Comissão de Compras do Ministério da Aeronáutica, em Washington, encaminha ofício apresentando o professor norte-americano Richard Herbert Smith, licenciado do Massachusetts Institute of Technology (MIT), vindo para o Brasil iniciar o estudo de organização de uma Escola de Engenharia Aeronáutica, sob os auspícios do Ministério da Aeronáutica, ao Coronel-Aviador Casimiro Montenegro Filho, o precursor que concebeu e materializou a primeira idéia do Centro Técnico de Aeronáutica . Posteriormente, Casimiro Montenegro Filho fez-se Marechal-do-Ar, alcançando a mais alta patente na hierarquia da Força Aérea Brasileira.

Em meados de agosto de 1945, havia sido completado o " Plano de Criação do Centro Técnico de Aeronáutica ", conhecido como "Plano Smith".

Em 26 de setembro de 1945, uma conferência realizada no Ministério da Educação, a convite do Instituto Brasileiro de Aeronáutica, tendo por título " Brasil - futura potência aérea " o Prof. Smith registra um resumo de observações e idéias acerca do tema escolhido.

            O Estado-Maior da Aeronáutica assim se manifestou: "O Plano...elaborado representa um grande passo para o desenvolvimento de uma aviação genuinamente nacional. Preconiza a criação de Escolas de Engenharia e de seus respectivos laboratórios, de alta qualidade..., nos diversos campos especializados... Detalha um plano progressivo de desenvolvimento de um Instituto de Pesquisas com todo seu equipamento, perfeitamente exeqüível, dada a maneira inteligente com que foi enquadrado dentro de nossas possibilidades... Este Estado-Maior está de pleno acordo com as idéias básicas do plano."

            Em 29 de janeiro de 1946, o Ministro da Aeronáutica cria a Comissão de Organização do Centro Técnico de Aeronáutica (COCTA), extinta em 31 de dezembro de 1953, uma vez considerado organizado o referido Centro.

Em 1º de julho de 1947, já aprovado o Plano de Criação do Centro Técnico de Aeronáutica, sendo Prefeito Sanitário de São José dos Campos o Sr. Jorge Zarur , endereçou ele ao então Coronel Casimiro Montenegro Filho, o Ofício nº 88/0503/447 onde se lê: "Tenho a honra de comunicar a V.Exa. que esta Prefeitura põe à disposição do Ministério da Aeronáutica os terrenos de sua propriedade, abrangidos nos planos do Centro Técnico de Aeronáutica, os quais serão doados, para esse fim, ao Governo Federal, podendo, assim, ser dado início às respectivas obras."

            Em 1950, o ITA foi a primeira unidade a se estabelecer no CTA, em São José dos Campos e a primeira menção legal específica, o Decreto nº 27.695, de 16/01/150, em cuja ementa se lê: " Transforma em Curso Fundamental e Curso Profissional do Instituto Tecnológico de Aeronáutica os atuais Cursos de Preparação e Curso de Formação de Engenheiros de Aeronáutica e dá outras providências".

            É interessante registrar que o ITA já vinha funcionando virtualmente na sede da Escola Técnica do Exército (hoje, Instituto Militar de Engenharia - IME) no Rio de Janeiro - daí justificando diplomar engenheiros ao final do ano letivo de 1950.

            Há, ainda, nesse Decreto, outras disposições que importa reproduzir:

Art. 6 º- O Curso Fundamental do ITA  funcionará na sede do Centro Técnico de Aeronáutica, em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, a partir do ano letivo de 1950.

Art. 7 º- O Curso Profissional do ITA funcionará, a partir do ano de 1950, provisoriamente, na Capital Federal, efetuando-se sua transferência para São José dos Campos, mediante ato do Ministro da Aeronáutica, tão logo o permitam as obras do Centro Técnico de Aeronáutica.

Art. 8 º- Ficam automaticamente transferidos para o Instituto Tecnológico de Aeronáutica os alunos matriculados na Escola Técnica do Exército e nos Cursos a que se refere este Decreto.

            Do corpo docente pioneiro faziam parte professores norte-americanos ou radicados nos Estados Unidos da América e trazidos ao Brasil pelas mãos do professor Smith. Entre eles, Francis Dominic Murnaghan, autoridade mundial em Matemática, Theodor Theodorsen, mundialmente conhecido no campo da Aerodinâmica, Charles Ingran Stanton, F. C. Philips, J. Younger , R.N. DuBois , T. V. Jones. Em 1950, chegava da Alemanha Heinrich Peters, que chefiaria o Departamento de Mecânica do ITA, onde trabalhariam outros professores alemães, como R. M. Otto Weinbaum e W. Kotenberg. Professores de outras nacionalidades trabalharam no ITA, como o chinês Kwei Lien Feng .

            Para trabalhar com os professores estrangeiros dos anos iniciais e, em tempo, substituí-los, passou o Ministério da Aeronáutica a contratar professores brasileiros, seqüencialmente os sétimos primeiros, segundo depoimento do Prof. Ricardo: Fernando Pessoa Rebello, Jacek Piotr Gorecki, Paulo Ernesto Tolle, Paulus Aulus Pompéia, Octávio Gaspar de Souza Ricardo, Jeremias Chrispim e Álvaro Miguez Bastos da Silva.

Texto preparado com excertos e informações de " Instituto Tecnológico de Aeronáutica - 50 Anos, 1950-2000 ", livro comemorativo do Cinqüentenário do ITA

 
ITA, Praça Marechal Eduardo Gomes, 50 - Vila das Acácias, CEP 12228-900- São José dos Campos - SP